domingo, 28 de setembro de 2008

Efeméride: ou datas que marcam nossa História

Efeméride, segundo o Houaiss, quer dizer, entre outras coisas "fato importante ocorrido em determinada data", "comemoração de um fato ou data importante". Neste novo espaço do nosso blog colocaremos imagens que fazem referência a importantes efemérides relacionadas ao ano em curso.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Olhares sobre o Islã

O Islã durante a Idade Média era bem diferente do que conhecemos hoje. Atualmente determinas regiões Islâmicas executam mulheres infiéis em estádios de futebol, no pacífico um vídeo extremamente famoso na internet uma mulher é espancada por dezenas de pessoas e no fim tem sua cabeça esmagada com uma pedra.

Essas são apenas algumas caricaturas deste universo amplo e mal explorado pelo ocidente. No entanto, durante a Idade Média, o islã deixava a Europa no chinelo em matéria de ciência. Ainda há debates sobre como os domínios muçulmanos viraram superpotências científicas do século 8 ao século 15 de nossa era, e também sobre as causas de seu declínio superior, mas é indiscutível que eles deram passos fundamentais para alicerçar a ciência que até hoje é praticada no Ocidente.

Nesse período, floresceu no mundo islâmico uma ciência com contribuições originais em várias áreas do conhecimento, sobretudo em matemática, astronomia e afins, e sem rival durante muitos séculos. Diversos textos da antiguidade clássica foram conservados pelos árabes e só chegaram as mãos dos ocidentais graças a retraduções feitas para o latim. Mais importante ainda, no entanto, foi o papel que o Islã desempenhou na transmissão do sistema numérico indiano, com os algarismos que conhecemos (de 0 a 9), para o Ocidente. Antes, era preciso literalmente usar letras (os numerais romanos ou gregos) para fazer contas, um método incômodo que, além de tudo, não contava com o número 0.

Os guerreiros do Islã se viram senhores de toda a herança cultural e científica dessas áreas. Mas, no lugar de substituí-la por sua própria cultura, ao contrário do que foi feito pelos americanos, eles iniciaram um intenso processo de assimilação, traduzindo para o árabe grande parte do legado dos filósofos, matemáticos e protocientistas gregos e indianos.

Filmes: um bom instrumento para o ensino de história. Mas tenhamos cuidado.


Vamos manter sempre atualizada uma boa lista de filmes para reflexão histórica e também para nosso lazer. No entanto, é importantíssimo ressaltarmos que os filmes não são a verdade histórica, trata-se de uma leitura de um determinado fato histórico, refletindo muito mais a visão dos produtores/diretores do que a verdade propriamente dita. Aliás, o conceito de verdade histórica é extremamente relativo, pois o conhecimento histórico trata-se de uma construção, humana e subjetiva, portanto passível de incorreções e insuficiências.

Vejam os filmes com o olhar crítico, tentem perceber os pontos de vista dos autores. Percebam cenários, diálogos, trilha sonora... Divirtam-se, mas não se esqueçam que é apenas um filme. Uma boa dica é pegar, na própria internet, críticas sobre o filme, as quais podem ser esclarecedoras sobre a produção da obra.

Caso conheçam bons filmes ou sites sobre nosso tema (a querida e velha história), mandem que publicaremos com prazer.

Bom divertimento a todos,

Paulo Henrique Rodrigues

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Criado o Blog para fazer História

Este novo endereço na net é um blog dos professores do Benjamim que querem fazer história junto com seus alunos.
Queremos divulgar conhecimento, sites interessantes, matérias e imagens que têm haver com nosso conteúdo, mas principalmente, queremos que este seja um espaço de PRODUÇÃO de conhecimento. Contamos com a colaboração de todos os colegas e, em especial, dos alunos para fazermos um blog dinâmico, bonito e interessante.