quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Olhares sobre o Islã

O Islã durante a Idade Média era bem diferente do que conhecemos hoje. Atualmente determinas regiões Islâmicas executam mulheres infiéis em estádios de futebol, no pacífico um vídeo extremamente famoso na internet uma mulher é espancada por dezenas de pessoas e no fim tem sua cabeça esmagada com uma pedra.

Essas são apenas algumas caricaturas deste universo amplo e mal explorado pelo ocidente. No entanto, durante a Idade Média, o islã deixava a Europa no chinelo em matéria de ciência. Ainda há debates sobre como os domínios muçulmanos viraram superpotências científicas do século 8 ao século 15 de nossa era, e também sobre as causas de seu declínio superior, mas é indiscutível que eles deram passos fundamentais para alicerçar a ciência que até hoje é praticada no Ocidente.

Nesse período, floresceu no mundo islâmico uma ciência com contribuições originais em várias áreas do conhecimento, sobretudo em matemática, astronomia e afins, e sem rival durante muitos séculos. Diversos textos da antiguidade clássica foram conservados pelos árabes e só chegaram as mãos dos ocidentais graças a retraduções feitas para o latim. Mais importante ainda, no entanto, foi o papel que o Islã desempenhou na transmissão do sistema numérico indiano, com os algarismos que conhecemos (de 0 a 9), para o Ocidente. Antes, era preciso literalmente usar letras (os numerais romanos ou gregos) para fazer contas, um método incômodo que, além de tudo, não contava com o número 0.

Os guerreiros do Islã se viram senhores de toda a herança cultural e científica dessas áreas. Mas, no lugar de substituí-la por sua própria cultura, ao contrário do que foi feito pelos americanos, eles iniciaram um intenso processo de assimilação, traduzindo para o árabe grande parte do legado dos filósofos, matemáticos e protocientistas gregos e indianos.

3 comentários:

Professores de História do Benjamim e participantes do GDP Informar disse...

Caro Igor,
Muito boa a discussão sobre o Islã, ou caimos na armadilha do maniqueísmo.
Tem um paradidático muito bom, chamado "Os mulçumanos na Península Ibérica".
Saudações,
Paulo Henrique

Marilda disse...

Colegas,
Parabéns pelo blog. Gostei muito das dicas de filmes, assim como achei importante o alerta dado. "Olhares sobre o Islã" chama a atenção sobre a necessidade de realmente lançarmos múltiplos olhares sobre qualquer questão.
Abraços.
Marilda

Unknown disse...

O Blog está muito legal.Parabéns aos professores .
Abraços. Moema